Bolo Crocoim Festa Imprimir E-mail

Tempo de Preparo: 180 minutos
Rendimento: 25 porções
Grau de dificuldade: Fácil/Elaborado

Ingredientes

Primeira etapa

50 g de chocolate em pó, 150 ml água bem quente,
02 xícaras de açúcar (300g), 02 xícaras de farinha de trigo (220g)
07 ovos, 100 ml óleo de girassol ou canola, 01 pitada de sal
03 colheres (café) fermento em pó

Segunda etapa

08 colheres (sopa) de creme de leite, 01 colher (sopa) de rum,
01 xícara (chá) de Farinha de Amendoim Inam (90g)

Recheio e cobertura

02 latas de leite condensado cozido por 35 minutos, 01 xícara (chá) de Farinha de Amendoim Inam (90g), 01 xícara (chá) de chocolate em pó (90g), ¾ xícara (chá) de creme de leite (150 ml)
1 colher (sopa) de rum, Amendoim Torrado em metades Inam para decorar, crocante de amendoim

Crocante de amendoim

300 g de açúcar,01 colher (sobremesa) de manteiga
1½ xícara (chá) de Amendoim Granulado Inam, manteiga para untar, 1 colher (sopa) de leite em pó

Modo de Preparo

Primeira etapa

Dissolver o chocolate na água bem quente, reservar até esfriar. Peneirar na travessa da batedeira o açúcar, a farinha, misturar e fazer uma cova no centro, colocar as gemas batidas com garfo, o chocolate reservado (dissolvido e frio) e o óleo. Misturar com colher e levar para bater em batedeira por 10 minutos. Bater separadamente as claras em neve com uma colher (café) de fermento em pó. Reservar.Retirar a massa da batedeira, misturar delicadamente 2 colheres (café) fermento e o sal. Por último, misturar delicadamente as claras em neve. Colocar em forma forrada somente no fundo com papel manteiga, assar forno médio, pré aquecido, de 40 a 50 minutos.

Segunda etapa

Quando o bolo estiver bem frio, esfarelar com as mãos, juntar os ingredientes da segunda etapa, amassar para formar uma massa, reservar. (ponto de fazer bolinha, como brigadeiro firme)

Recheio

Misturar todos os ingredientes, até formar um creme homogêneo.

Crocante

Derreta o açúcar até dourar e adicione a manteiga mexendo sempre. Acrescente o Amendoim Granulado Inam, misture e coloque rapidamente sobre bancada untada com manteiga. Deixe esfriar e quebre dentro de um pano de prato. Misture o leite em pó e reserve.

Montagem

Em forma de fundo falso, forrada com filme plástico, colocar metade da massa de bolo, metade do recheio e cobertura, polvilhar Amendoim Torrado em metades Inam, e crocante, cobrir com a outra metade da massa do bolo, e apertar suavemente.
Gelar por 2 horas. Desenformar sobre prato de servir, cobrir com o restante do creme de recheio e cobertura, decorar totalmente o bolo com o crocante e distribuir Amendoim Torrado em metades Inam.

Dica: Se preferir, pode substituir a massa do bolo por três unidades de bolo de forma industrializado sabor chocolate.

Receita assinada por Cecilia Fernandes