Ovos Nevados Simplificados com Fios de Caramelo Imprimir E-mail

Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções
Grau de dificuldade: Fácil

Ingredientes

Creme

400ml de leite
5 gemas batidas com 1 colher (chá) de água
¾ xícara (chá) de açúcar
½ colher (chá) de aroma de baunilha

Claras Nevadas

2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
água o suficiente
1 colher (chá) de aroma de baunilha

Calda de Baunilha

1 gema
1 colher (café) de água
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de amido de milho
1/4 xícara de leite
1 colher (café) de aroma de baunilha

Fios de Caramelo

3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Creme

Coloque em panela o leite, as gemas batidas com a água e o açúcar, leve ao fogo em banho maria, mexendo sempre, até engrossar.Para verificar o ponto certo do creme, mergulhe uma colher de metal no creme, retire, aguarde alguns segundos, não aparecendo o metal, está no ponto. Retire do fogo e do banho maria, junte a baunilha, mexa e divida igualmente em 6 taças. Leve para gelar.

Claras Nevadas

Pré aqueça o forno a 170°.
Coloque as claras na travessa da batedeira e bata até formar picos macios, junte o açúcar aos poucos, sempre batendo, e bata até ficar consistente, ou seja, que não caia de uma colher. Coloque água em uma assadeira, até alcançar a altura de 2 cm, coloque o aroma e mexa bem. Com ajuda de duas colheres, faça 6 montes diretamente na água, distantes um do outro. Leve cuidadosamente ao forno pré aquecido e asse por 10 a 12 minutos.
Quando retirar do forno, retire-os delicadamente com ajuda de uma escumadeira e coloque-os sobre uma peneira plana ou papel absorvente.
Deixe secar por alguns minutos e arrume uma neve sobre cada taça e volte a gelar. No momento de servir, regue com o molho de baunilha e decore com os fios de caramelo.

Calda de Baunilha

Bata bem com um garfo a gema com a água, junte o açúcar e o amido, e bata até obter uma mistura esbranquiçada e fofa.
Coloque o leite em uma panela pequena eleve ao fogo até amornar. Coloque aos poucos sobre a gema batida, batendo sempre, até terminar o leite. Volte a mistura para a panela, volte a panela em fogo mínimo, mexendo sempre, até engrossar. Passe por peneira fina, adicione o aroma de baunilha, misture bem e leve para gelar. Aplique no momento de servir.

Fios de Caramelo

Leve ao fogo em panela pequena, até atingir o ponto de caramelo. Retire do fogo, aguarde de 2 a 3 minutos, e com ajuda de um garfo, faça fios sobre os ovos nevados. Sirva em seguida.

Receita assinada por Cecilia Fernandes