Potes de Chocolate e Banana Caramelizada Imprimir E-mail

Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos + descanso
Rendimento: 8 porções
Grau de dificuldade: Fácil

Ingredientes

Creme de chocolate

250ml de leite
1 colher (sopa) de cacau em pó
150g de chocolate nobre meio amargo ralado
150ml de creme de leite
4 gemas
1 colher (sopa) de água
½ xícara (chá) de açúcar

Banana Caramelizada

1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara de água fervente
6 bananas nanica cortada em rodelas
suco de ½ limão

Para montagem

chantilly
raspas de limão

Modo de Preparo

Creme de chocolate

Junte o leite e o cacau em panela média, mexa bem, leve ao fogo até atingir fervura. Abaixe o fogo, junte o chocolate ralado e mexa até dissolver completamente. Retire do fogo e junte o creme de leite. Misture e reserve.
Bata em batedeira as gemas com a água por alguns segundos, junte o açúcar e bata até clarear e ficar bem fofo. Junte, aos poucos e delicadamente ao creme de chocolate, misturando bem suavemente.
Distribua em 8 potes refratários (com capacidade para 200ml), cubra com filme plástico ou papel de alumínio e leve ao forno pre aquecido a 160° por 40 a 45 minutos. Após assados, aguarde amornar, leve para gelar por 6 horas.

Banana Caramelizada

Coloque o açúcar em panela média e leve ao fogo baixo até caramelizar em tom claro. Coloque a água fervente, as bananas e o suco de limão. Abafe com tampa por 5 minutos. Destape e mantenha em fogo baixo, mexendo de vês em quando, até ficar com cor de caramelo escuro. Retire do fogo e aguarde esfriar.

Montagem

Coloque uma porção de doce de banana caramelizada sobre cada creme de chocolate já frio, coloque uma pitanga grande de chantilly, polvilhe raspas de limão e sirva.

Receita assinada por Cecilia Fernandes