Pão Francês Caseiro Imprimir E-mail

Tempo de preparo: 20 minutos + descanso e forno
Rendimento: 20 unidades ou 4 tipo baguete
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

500g de farinha de trigo
1 colher (café) de açúcar
1 colher (chá) de sal
15g de fermento biológico fresco
250ml de água gelada
1 colher (sobremesa) de óleo de girassol ou canola ou banha

Modo de Preparo

Peneire a farinha, divida em duas porções. Coloque uma porção na travessa da batedeira, junte o sal e o açúcar. Dissolva o fermento em um pouco da água, junte o restante da água e o óleo e adicione à mistura de farinha.
Bata em velocidade acima da mínima por 5 minutos. Abaixe a velocidade para a mínima, e coloque farinha, aos poucos, secando a massa até o quanto a batedeira agüentar. Leve para mesa enfarinhada e termine de secar a massa.
Deixe a massa descansar coberta com plástico, por 30 minutos. Após o descanso, baixe delicadamente a massa, divida em 10 porções iguais, boleie e dê a forma de pão francês. Acomode em assadeiras untadas apenas com manteiga e deixe descansar por 1 hora. Com a ajuda de uma lâmina de barbear ou estilete, faça um corte raso em cada pãozinho no sentido do comprimento. Leve ao forno pré aquecido a 220°. Prepare um borrifador com água filtrada. Assim que os pães começarem a dourar, abra rapidamente o forno e borrife um pouco de água sobre os pães. Feche novamente o forno e termine de assar os pãezinhos.

Receita assinada por Cecilia Fernandes