Pão Sovado Imprimir E-mail

Tempo de preparo: 15 minutos + descanso e forno
Rendimento: 2 pães
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes

1ª Etapa

15g de fermento biológico seco ou 45g do fresco
250ml de água
3 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (sopa rasa) de sal
250g de farinha de trigo especial peneirada

2ª Etapa

80g de açúcar refinado
25g de ovos ( ½ ovo ) (reservar o restante para pincelar)
25ml de água
50ml de leite integral
1 colher (sobremesa) de reforçador peneirado
50g de manteiga em temperatura ambiente
350g de farinha de trigo especial peneirada

Modo de Preparo

1ª Etapa

Misture o fermento seco com um pouco de farinha (se usar o fresco, misture com a água) junte a água e o leite em pó, misture, coloque um pouco de farinha de trigo especial e coloque para bater, colocando aos poucos o restante da farinha de trigo. Bata por 2 minutos, em velocidade mínima, retire da batedeira, cubra com plástico e descanse por uma hora.

2ª Etapa

Junte à 1ª etapa, o açúcar, o ovo batido com a água e o leite, misture, coloque para bater e vá juntando a farinha de trigo especial com o reforçador, até formar uma massa firme, junte a manteiga, aumente para a velocidade acima da mínima e bata por 5 minutos, abaixe a velocidade e termine de secar a massa. Passe para a mesa, boleie, cubra e descanse por 10 minutos. Após o descanso, abaixe delicadamente a massa, divida em duas porções iguais e abra cada uma com rolo ou com as mãos, enrole como rocambole, corte em porções e coloque em forma de buraco bem untada apenas com manteiga, ou modele a gosto. Aguarde o crescimento até a borda, pincele com o ovo batido que restou da massa, deixe descansar por 10 minutos, e leve para assar em forno a 180º por 30 minutos ou até dourar bem a superfície.

Variações

Ingredientes

Pasta de margarina para folhear:
400g de margarina para folhear em temperatura ambiente
150g de farinha de trigo especial (11/4 xícara chá)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

Modo de Preparo

Bata a margarina para folhear na batedeira por 10 minutos, acrescente a farinha de trigo especial, aos poucos, e bata bem. Junte o queijo ralado fino e bata até misturar bem. Separe uma das porções da massa básica (que descansou) e abra com o rolo polvilhando farinha de trigo especial, ora sobre a massa, ora sobre a superfície sobre a qual está sendo trabalhada. Passe a pasta de margarina para folhear sobre a massa aberta com a espátula de metal espalhando muito bem. Enrole a massa como rocambole, abra novamente, faça a modelagem desejada, e após o crescimento pincele com o ovo batido que restou da massa e polvilhe o queijo ralado grosso.

Receita assinada por Cecilia Fernandes