Rolê de Pasta Aperitivo Imprimir E-mail

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 meia baguetes
Grau de dificuldade: Fácil

Ingredientes

Pães:
3 baguetes com queijo ou gergelim
Filme plástico para embalar
3 colheres (sopa) de alho seco
200ml de azeite de oliva

Pasta de queijo:
12g de gelatina incolor e sem sabor
100ml de água
150g de creme de leite
200g de maionese
150g de queijo meia cura ralado fino
sal caso necessário

Demais ingredientes:
Use a gosto:
salsa picada
orégano
pimenta dedo de moça em rodelas ou picada
pimenta rosa
pimenta do reino
sal.

Modo de Preparo

Pães:
Embrulhe muito bem as baguetes em filme plástico, corte-as na metade, formando duas meia baguetes, com uma faca de pão e com cuidado, cave a extensão do pão, eliminando o miolo. Corte o miolo em cubos, tempere a gosto e toste para servir de acompanhamento do rolê.
Frite o alho no azeite até dourar levemente, escorra e reserve.
Reserve o azeite da fritura.

Creme de queijo:
Dissolva a gelatina na água, deixe hidratar e aqueça em banho-maria ou em micro ondas. Reserve.
Misture bem o creme de leite e a maionese, junte e o queijo, misture bem, adicione a gelatina reservada, ainda quente. Reserve até começar a engrossar, é bem rápido. Misture a salsa picada, o orégano, pimenta dedo de moça em rodelas ou picada, a pimenta rosa e tempere com pimenta do reino. Reveja o sal.

Montagem:
Apoie as meia baguetes em travessa ou jarra, de forma que fiquem firmes e com a abertura para cima, regue a parte interna com o azeite reservado, dividindo para todos os pães. Coloque a pasta de queijo dentro das baguetes, até completar totalmente a cova aberta. Cubra com plástico e leve ao freezer por 1 hora, até congelar. Retire do freezer e embale bem. Volte ao freezer até o momento de servir. Validade de 60 dias em freezer.
Quando for servir, pré aqueça o forno a 220ºC por 20 minutos, retire as baguetes do freezer, retire o filme plástico, coloque em assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 5 minutos, apague o fogo e deixe as baguete apenas no calor do forno por 10 a 15 minutos.
Verifique durante este tempo, o pão deve estar crocante e quente e o creme de queijo descongelado e ainda firme.
Fatie e sirva,

Dica: Caso queira variar o sabor dos rolês, coloque frios picados, atum, lingüiça calabresa, frango desfiado, tomate seco, alho porró refogado, azeitonas, alcaparras, cogumelos, filés aperitivo picadinhos, etc.

Receita assinada por Cecilia Fernandes