Geléia de Laranja Imprimir E-mail

Grau de dificuldade: Fácil

Ingredientes

1 kg de laranja
700 gramas de açúcar cristal ou refinado
3 litros de água

Modo de Preparo

Não descasque as laranjas. Para que a geléia não fique amarga, existem dois procedimentos: deixar as laranjas de molho em água por cinco dias, trocando a água a cada 24 horas, ou, mais rápido e mais prático, mergulhar as frutas em água e acrescentar 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio (em poucas horas, o amargo da laranja desaparece).
Após esse processo, lave as laranjas e retire as manchas e as partes ressecadas da casca, incluindo a extremidade do talo. Corte as frutas no sentido longitudinal e tire as sementes.
Com a polpa voltada para baixo, corte os pedaços em fatias bem fininhas. Coloque na panela e acrescente a água. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, sem tampar a panela, e adicione o açúcar. Mexa com colher de pau até o açúcar se dissolver por completo.
Cozinhe em fogo brando por mais 20 minutos, aproximadamente, e só volte a mexer quando a geléia estiver quase pronta, para que não grude no fundo da panela. Para certificar-se de que já está no ponto, faça o teste do pires.
(ponha um pingo num pires, deixe esfriar e vire o pires para baixo. O pingo deve demorar a cair).

Receita assinada por Cecilia Fernandes