Pernil Vintage Imprimir E-mail


Tempo de preparo: 8 horas + 24 horas de descanso
Rendimento: 24 porções
Grau de dificuldade: Fácil

Ingredientes

PERNIL:
3 colheres (sopa) de tempero pronto com pimenta
1 colher (sopa) de sal
300ml de vinagre de vinho tinto
100ml de suco de limão
400ml de vinho branco
200ml de óleo
1 maço de cheiro-verde picado grosseiramente
6 folhas de louro
Pimenta-do-reino, a gosto
Pimenta dedo de moça picada, a gosto.
2 ramos de alecrim
1 pernil com osso de aproximadamente 7kg

MOLHO:
500ml do caldo do cozimento do pernil
3 cebolas médias em cubinhos
1 colher (sopa) de molho inglês
400ml de água
100ml de vinagre de vinho tinto
Molho de pimenta, a gosto.

FINALIZAÇÃO:
Frutas frescas, em calda e secas a gosto.

Modo de Preparo

Modo de preparo:
PERNIL:
Coloque todos os ingredientes do tempero em um saco plástico grande e grosso, misture bem, coloque o pernil já bem perfurado com uma faca de ponta, esfregue bem o tempero na carne, feche bem o saco e acomode em assadeira grande. Mantenha em geladeira por no mínimo 24 horas, virando o saco, para que o pernil mude de posição e fique igualmente apoiado no tempero, em média de 4 em 4 horas. Após o tempo de descanso, coloque o tempero do pernil (marinada) em uma assadeira (com grelha) e o pernil sob a grelha. Mantenha em temperatura ambiente por 15 minutos, enquanto preaquece o forno a 250ºC. Após o forno preaquecido por 20 minutos, coloque a assadeira com o tempero do pernil e o pernil na grade no chão do forno. Asse por 20 minutos para selar bem. Abaixe o fogo para 180ºC, passe a assadeira para a grade inferior do forno, regue a carne com o caldo do o tempero do pernil e asse por mais 7 horas, regando generosamente a carne com o caldo da assadeira de 30 em 30 minutos, para deixá-la úmida, saborosa e assada por igual. Caso seque o líquido da assadeira (marinada), adicione água quente em pequenas quantidades, suficiente para regar a carne e não secar até queimar. Após o tempo de cozimento, a carne deverá estar bem assada, úmida e dourada. Retire do forno, reserve o pernil e o caldo.




MOLHO:
Coe o caldo da assadeira, desengordure (veja dica) e volte para a mesma assadeira. Coloque a assadeira com o caldo desengordurado no bico do fogão, deixe o caldo ferver, coloque a cebola, o molho inglês, a água, o vinagre e o molho de pimenta a gosto. Ferva até que a cebola murche e amacie.Retire do fogo, aguarde amornar bata em liquidificador. Reserve.

MONTAGEM E FINALIZAÇÃO:
Coloque o pernil em uma travessa grande, fatie uma porção do pernil, pincele com o molho, arrume as frutas em volta da carne e sirva o molho restante aquecido em molheira.

Dica: Para desengordurar o molho, coloque cubos de gelo em um saco plástico e encoste na superfície do molho descansado. A gordura que acumula na superfície “gruda” no saco plástico que ficou em contato com o molho. Vá retirando com a parte sem corte de uma faca e desprezando. Volte a encostar o saco com gelo no molho, repetindo até retirar o que quiser de gordura.

Receita assinada por Cecilia Fernandes