Pão Mestiço Imprimir E-mail

Tempo de Preparo: 90 minutos
Rendimento: 2 pães grandes
Grau de dificuldade: Fácil/Elaborado

Ingredientes

45 grs. de fermento biológico fresco
2 colheres de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de sal
50 grs. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara chá de leite (200 ml)
2/3 xícara (chá) de cerveja (135 ml)
½ xícara chá de óleo de milho (100 ml)
2 ovos inteiros
1 colher (sobremesa) de reforçador peneirado
1 colher (café) de anti-mofo peneirado
1 kg. de Farinha de Trigo peneirada

Modo de Preparo

Dissolver delicadamente na travessa da batedeira, o fermento com o açúcar e o sal, adicionar a manteiga, a cerveja, o óleo, os ovos. Juntar 1 xícara (chá) de Farinha de Trigo misturada com o reforçador e o anti-mofo e misturar bem. Bater com o batedor de triângulo até alisar bem.Colocar a Farinha de Trigo aos poucos, sempre batendo na velocidade mínima até formar um mingau bem firme, aumentar para a velocidade 2 e bater por 3 minutos. Baixar parta a velocidade 1 e terminar de secar a massa até o quanto a batedeira agüentar. Caso a batedeira não consiga bater, retirar e misturar o restante da farinha na mesa. Dividir a massa em duas partes, sendo uma parte o dobro da restante. Na menor parte de massa, acrescentar 2 colheres de sopa de cacau em pó e misturar bem. Deixar descansar separadamente as massas por 30 minutos.
Formar 4 rolos da massa branca, e 2 rolos da massa de cacau, abrir só um pouco a massa branca, ir rasgando a massa de cacau e a massa branca, colocando sem arrumação em cima da 1ª massa branca, sobrepondo e intercalando, massa branca e de cacau, até terminar a massa. Apertar delicadamente, enrolando como rocambole, amarrando a massa.
Colocar em formas bem untadas, até a metade das formas, pressionando para cobrir totalmente o fundo da forma. Deixar crescer até a borda da forma, colocar em forno pré aquecido a 200º por + ou – 20 minutos.

Opcional: Aromatizar a massa branca com alho, ervas, gergelim, papoula, etc.

Receita assinada por Cecilia Fernandes